bombeiro

Temperaturas podem chegar aos 42º e põem cerca de 150 concelhos em risco máximo de incêndio

O calor continua e cerca de 150 concelhos de 14 distritos estão em risco máximo de incêndio. As previsões apontam para temperaturas que podem atingir os 42 graus. Portugal em alerta até domingo.

 

As temperaturas elevadas  — que podem atingir máximas de 42 graus — colocam, esta sexta-feira, cerca de 150 concelhos de 14 distritos de Portugal continental em risco máximo de incêndio. Oito distritos estão sob aviso laranja devido à previsão de continuação de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em risco máximo estão cerca de 150 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro. O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio quase todos os concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

Segundo o IPMA, pelo menos até segunda-feira vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em muitos concelhos do continente, por causa do tempo quente.

O governo declarou na quinta-feira a situação de alerta em Portugal Continental devido às previsões meteorológicas para os próximos dias que apontam para um “significativo agravamento do risco de incêndio rural”.

Incêndios: Governo declara situação de alerta em Portugal Continental

O Ministério da Administração Interna (MAI) avançou em comunicado que a situação de alerta abrange o período compreendido entre as 00h de sexta-feira e as 23h59 de domingo.

A declaração surge na sequência da ativação do estado de alerta especial de nível vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Porto e Aveiro.


por

Etiquetas: