Tempestade Atlântica BARBARA. Tempo severo em Portugal continental.

” Tempestade Atlântica BARBARA deixará chuva excessiva e vento severo em Portugal continental. “

— Tempestade atlântica causará problemas durante esta 3ª feira.

Durante o dia de 3ª feira teremos a fase mais crítica deste período de tempo adverso que prevemos que dure alguns dias.

Isto deve-se à interacção de uma ondulação polar em altitude com uma pluma de ar tropical, muito rica em humidade e energia potencial.

Esperamos que a interacção desses dois elementos atmosféricos gere uma baixa pressão ( ciclogénese ) que entrará pelo sudoeste do território e avançará apara nordeste ao longo do dia. Este cenário está um pouco mais consolidado mas ainda há incertezas, com uma margem de uns 50km de erro em termos da trajectória exacta deste ciclone.

Teremos, assim, precipitação significativa.
H potencial claro para acumulados localmente superiores a 100-150 litros por metro quadrado em 24h, com risco de cheias rápidas em meio urbano e pequenas bacias hidrográficas.
O grosso da precipitação deverá cair entre o litoral centro/sudoeste, áreas do centro, Alentejo, Serra Algarvia e regiões montanhosas do norte e nordeste.

Atenção à possibilidade de ocorrência de trovoadas, com granizo, vento forte e picos significativos de precipitação em pouco espaço de tempo, principalmente aquando da passagem do núcleo de baixa pressão na 3ª feira, mas também na 4ª feira com a chegada de uma nova perturbação em altitude.

O vento será intenso, com rajadas que poderão superar os 100km/h nomeadamente à passagem de linhas de instabilidade mais activas. Não descartamos rajadas pontuais até 140km/h. As áreas com maior risco de vento severo são o centro, sul e montanhas do norte.

Atenção também ao estado do mar que poderá dificultar as ligações marítimas e causar alguns problemas na orla costeira. As ondas poderão superar os 5-6m.

” Risco de cheias rápidas, vento severo e trovoadas, assim como aumento da agitação marítima. Temporal bastante significativo em especial nesta 3ª feira.”

Ar tropical carregado de humidade deverá deixar chuvas intensas em todas as regiões, com máximos numa faixa entre o sudoeste e o nordeste do território.

—Alguns dias de chuva.

Há alguma incerteza no prognóstico de evolução ao longo da semana.

Esperamos que um campo de baixas pressões persista a oeste, com carácter gradualmente mais convectivo/subtropical. Isto irá acrescentar incerteza dado que os fenómenos associados à convecção costumam ser de difícil prognóstico por induzirem alterações complexas na estrutura termodinâmica da troposfera.

Devido a isto não é totalmente claro quais as regiões que serão mais afetadas e os timings.
As condições de tempo instável irão prolongar-se até 5ª feira, com melhoria substantiva na 6ª e Sábado.
Portanto ainda teremos aguaceiros e trovoadas localmente fortes, com granizo e vento, nos dias de 4ª feira e 5ª feira. Não se descartam episódios de tempo severo localizado durante esses dias.

Um ponto muito positivo no meio disto tudo é que temos aqui possibilidade de ter um alivio bastante generalizado da situação de seca.

Algumas linhas de instabilidade mais activas poderão trazer vento muito forte, em especial no centro e sul.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: