Tempestade tropical Pablo a caminho dos Açores.

:::: TEMPESTADE TROPICAL PABLO ::::

A perturbação 98L completou a transição tropical e tornou-se na tempestade tropical PABLO.
Esta deverá afetar os grupos Central e Oriental dos Açores nas próximas 48 horas.

A tempestade Pablo está neste momento posicionada a 420 km a sudoeste da cidade da Horta, Faial.

As previsões apontam para que o sistema se desloque para leste e depois nordeste, em direcção aos grupos Central e Oriental dos Açores. A sua trajectória e intensidade são ainda incertas dada a pequena dimensão do sistema e a dificuldade de assimilação por parte dos principais modelos de previsão.

As condições são favoráveis para que o ciclone se intensifique um pouco durante as próximas 36-48 horas.
Ao longo do seu percurso imediato as águas rondam os 22-24ºC e as condições atmosféricas serão caracterizadas por shear fraco e divergência em altitude, com suporte deste sistema por uma ampla região de instabilidade em altitude.

Esperamos assim que o ciclone possa manter ou até aumentar de intensidade. Este tipo de sistemas de pequenas dimensões são conhecidos por serem extremamente difíceis de prever e continuaremos com atualizações frequentes.

Após a passagem pelos Açores, o sistema deverá enfraquecer sobre as águas mais frias do Atlântico Norte.

A trajectória deverá ser próxima às ilhas do grupos Central-Oriental, com maior aproximação entre finais de sábado/inícios de domingo. 

As maiores probabilidades de landfall estão neste momento focadas no Grupo Oriental, mas há uma margem de cerca de 300km de incerteza na trajectória.

Os principais RISCOS associados a este sistema prendem-se com a precipitação intensa a excessiva, rajadas superiores a 100km/h e trovoadas.

Após a passagem deste sistema, um novo e potente ciclone extratropical deverá chegar aos Açores no início da próxima semana e também poderá transitar para um ciclone tropical sobre as águas relativamente quentes da região. 

O mau tempo continuará assim pelas ilhas açorianas.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: