supermercado

Tensões entre China e EUA não afetam comércio agrícola

A China mantém-se como o principal cliente para as exportações alimentares e agrícolas dos Estados Unidos da América, apesar da tensão crescente entre os dois países. De acordo com o portal Sucessful Farming, o economista agrícola David Widmar afirmou que a China está a encaminhar-se para ultrapassar o recorde de compras de produtos agrícolas americanos definido no ano passado, comprando 40 mil milhões de dólares destes produtos este ano.

A China foi responsável, durante o primeiro semestre, pela importação de 16,8 mil milhões de dólares em alimentos e produtos agrícolas dos EUA. De acordo com o Census Bureau e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, no top três de maiores importadores de produtos norte-americanos estão ainda o Canadá (com 14,4 mil milhões de dólares) e o México (com 13,9 mil milhões).

De acordo com o especialista David Widmar, os preços altos, assim como a expansão de compra de carne de bovino e de milho norte-americano, foram responsáveis pelo aumento das exportações no primeiro semestre, em relação ao mesmo período em 2021.

No ano passado, a China importou um em cinco dólares de produtos agrícolas provenientes dos EUA.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: