No âmbito do REACT-EU, será lançado durante o mês de dezembro um aviso-convite com uma dotação de cinco milhões de euros para apoiar oito intervenções identificadas no roteiro na dimensão resiliência, correspondente a floresta e natureza.
Dos 94 milhões de euros, previstos no Roteiro para o Desenvolvimento Sustentável e Integrado das Terras de Miranda, Sabor e Tua, relativos a um plano de ação de seis anos foram lançados convites no valor de cerca de 24 milhões, revela o Ministério do Ambiente em comunicado.
Esta primeira tranche financiamento será distribuídos da seguinte forma: Ciclo Urbano da Água – CUA (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – POSEUR), oito milhões de euros; REACT (Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa) Reabilitação, set milhões; REACT Resiliência, cinco milhões; Mobilidade, três milhões; e EDP, um milhão.
“Está assim o Governo a honrar um compromisso e as autarquias a concorrer no âmbito do referido roteiro, destinado a apoiar mais de 150 projetos que constituem uma base sólida para o desenvolvimento da região e foram identificados pelos respetivos municípios”, refere a nota oficial.
A natureza dos projetos identificados diz respeito a áreas que vão do ordenamento do território à gestão do ciclo urbano da água, passando por gestão de resíduos, mobilidade, combate às alterações climáticas, conservação da natureza e florestas, transição e eficiência[…]