Territórios ardidos recuperados a diferentes velocidades

Cinco anos depois de os incêndios de Pedrógão Grande, que causaram a morte a 66 pessoas e 44 feridos, os três concelhos mais atingidos reagiram a velocidades diferentes. Figueiró dos Vinhos está numa fase mais adiantada na execução de projetos destinados a proteger o território, enquanto os novos autarcas de Pedrógão e de Castanheira de Pera estão a “recuperar o tempo perdido”.

A Câmara de Figueiró dos Vinhos apresentou oito candidaturas ao projeto piloto condomínios de aldeias, para proteger 20 aglomerados populacionais, localizados em zona de floresta, através de “ações de gestão, ordenamento e reconversão florestal”, com o objetivo de promover a defesa contra incêndios rurais e de proteger pessoas e bens.

Comparticipadas a 100% pelo Fundo Ambiental e pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, as intervenções incluem a limpeza de matos, corte de eucaliptos, destruição de cepos, preparação do terreno e controlo de vegetação espontânea, e a plantação de castanheiros, oliveiras e medronheiros. […]

Continue a ler este artigo no Jornal de Notícias.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: