Textura Wines apresenta-se no Porto

Durante o mês de fevereiro terá várias hipóteses de conhecer os vinhos da Textura Wines, uma marca de vinhos da região do Dão, regida por uma enologia pouco interventiva, e que surpreendeu todos ao receber em 2022 a distinção Vinho do Ano, pela Revista de Vinhos, com o Vinha Negrosa 2019.

A marca Textura Wines nasce da paixão de Marcelo Villela de Araújo e Patrícia Berardi pelo vinho e terroir único da região, e instalou-se numa antiga fábrica de têxteis, que em tempos acolhia a principal indústria da região. A marca combina tradição e inovação na criação de vinhos de caráter distinto, equilibrados e sofisticados. O seu portefólio reflete o compromisso com a qualidade e a identidade do Dão.

Para Marcelo«os grandes vinhos são feitos nas vinhas, exigem cuidado, um trabalho atento ao detalhe e respeito pela natureza. E por isto, é muito importante preservarmos os recursos naturais locais, que são uma grande herança desta região. Na adega, contamos com o tempo, precisão e as boas condições de trabalho, para que os vinhos reflitam de uma forma pura as histórias das vinhas – o solo, o clima, e a tradição do Dão.

Tudo isto é muito gratificante, quando temos, de uma forma direta, o reconhecimento dos nossos vinhos pelos profissionais e amantes do setor. Por isso, é com muita expectativa que voltamos a marcar presença em vários eventos no Porto para continuarmos a dar a conhecer o projeto que nos apaixonou desde o primeiro minuto.»

Segue o calendário de eventos nos quais a Textura Wines vai estar:

Wine Travel Week – 17 e 18 de fevereiro

Evento inovador B2B dedicado à promoção do enoturismo mundial. A Textura Wines marcará presença nas reuniões B2B, com o intuito de promover o seu enoturismo junto de operadores nacionais e internacionais, e de procurar parcerias neste segmento. Além disso, a WTW reúne profissionais e players chave de todo o mundo durante quatro eventos integrados: uma Feira Profissional, um Fórum sobre Inovação e Sustentabilidade, um programa de experiências com visitas às regiões turísticas, e a Essência do Vinho – Porto 2025.

Semana dos Produtores na Casa Tão Longe Tão Perto – 19 de fevereiro

A Semana dos Produtores na Casa TLTP Porto terá um dia dedicado à Textura Wines. A apresentação dos vinhos Pretexto branco, tinto e rosé ocorrerá de forma informal e descontraída. Vai ser possível provar as 3 referências à torneira, uma abordagem sustentável, em linha com o posicionamento da marca, que elimina o uso de garrafas e rótulos excessivos, promovendo um consumo mais ecológico.

O Tão Longe, Tão Perto é um wine bar situado na Rua do General Torres, 367, em Vila Nova de Gaia.

Essência do Vinho – Porto 2025 – 20 a 23 de fevereiro

Evento icónico na cidade do Porto, que é já uma tradição que reúne curiosos, entusiastas e especialistas em vinho. A Textura Wines estará no Palácio da Bolsa, com a CVR Dão, na sala dedicada à região.

Simplesmente… Vinho 2025 – 21 a 23 de fevereiro

Um evento alternativo, que decorre na Alfândega do Porto, e que reúne pequenos produtores, focado em vinhos artesanais, de baixa intervenção, que contam histórias e respeitam o terroir – em linha com o posicionamento da Textura Wines. Nesta 13ª edição, serão mais de 100 vignerons, e os convidados especiais alguns produtores artesanais de Jerez, Espanha.

Sobre a Textura Wines

Textura Wines nasce no Dão, nas encostas da Serra da Estrela, com o propósito de expressar a autenticidade e a elegância deste terroir, e combina tradição e inovação para criar vinhos de caráter distinto, equilibrados e sofisticados.

Instalada numa antiga fábrica de têxteis, a Textura Wines privilegia vinhas em altitude, com solos graníticos e um clima que favorece uma maturação lenta e equilibrada das uvas, respeitando a essência de cada casta e a singularidade de cada colheita.

Com práticas sustentáveis e produção de baixa intervenção, os princípios fundamentais da Textura Wines assentam no respeito pela natureza local e pela biodiversidade, na preservação de recursos (naturais e culturais), e no desenvolvimento regional. A marca distingue-se por ter vinhas com certificação biológica, e ser exemplo em Economia Circular.

O portefólio de vinhos da marca reflete o compromisso com a qualidade e a identidade da região. Desde os brancos frescos e minerais, aos tintos elegantes e estruturados, cada garrafa é um convite a explorar a riqueza e a complexidade desta região histórica.

No seu espaço, conta ainda com um restaurante a funcionar mediante reservas prévias, uma loja de vinhos, um wine bar, e salas para eventos privados ou corporativos, com capacidade de 6 até 250 pessoas.

Na Textura Wines, no Dão, onde a Serra da Estrela vigia, nascem vinhos tecidos por ligações.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


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