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Transparência e ambiente ditam escolhas dos consumidores

Todos os anos a PortugalFoods apresenta as dez tendências do setor agroalimentar. Os consumidores estão mais conscientes e exigentes, o que está a levar a mudanças na estratégia das organizações.

A queixa é recorrente. Uma pessoa vai ao supermercado e, com o mesmo dinheiro, traz menos produtos. Significativamente menos produtos. A guerra, a inflação, o congestionamento da cadeia de abastecimento… são inúmeros os fatores que explicam a subida de preços. Por isso, não é de admirar que a transparência seja um dos valores mais mencionados pelos consumidores no estudo anual da PortugalFoods, que mostra as dez grandes tendências de inovação do setor agroalimentar. No meio de tanta incerteza, o consumidor quer mais transparência e estabilidade. A par de uma maior consciência não só para reduzir os custos, mas também o desperdício alimentar e a aposta em produtos que são mais amigos do ambiente (ou menos prejudiciais).

Mas não só. A procura por produtos alternativos – onde os à base de plantas ganham terreno -, assim como a procura for informação mais transparente sobre os ingredientes (e aqui a rotulagem é muito importante) estão também no topo da preocupação dos consumidores.
E será que a indústria alimentar está a acompanhar essa evolução? Na opinião de Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods, a resposta é sim. A indústria não só está atenta como procura antecipar-se e apresentar as soluções que os consumidores procuram. “Cada vez mais, assistimos a um aumento do número de empresas com departamentos de […]

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