“Trás-os-Montes em Prova” é a estreia da região transmontana nos eventos de vinhos para o público em geral. A 10 e 11 de Dezembro, 22 produtores apresentam no Porto não um mas vários perfis de vinhos.
É a primeira vez que a região vitivinícola se apresenta num evento do género ao público em geral. O “Trás-os-Montes em Prova” vai levar 22 produtores e “mais de cem vinhos” para prova ao Crowne Plaza Hotel, no Porto, nos próximos dias 10 e 11 de Dezembro (o primeiro dia é para o público em geral, o segundo para profissionais). Vinhos de vinhas velhas, vinhos de montanha e outros de terroirs a altitudes mais baixas, vinhos de castas minoritárias, como o Bastardo ou a Tinta Amarela.
O objectivo é “mostrar uma região diferente e a diversidade de vinhos” que ela produz, explica o presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) de Trás-os-Montes. “Teremos lá produtores das três sub-regiões: Chaves, Valpaços e Planalto Mirandês. E vinhos que expressam o conjunto enorme de terroirs distintos da região. Não temos condições para produzir vinhos em quantidade, mas focamo-nos nos terroirs e temos uma aposta forte nas castas nacionais e regionais. Temos um grande património vitivinícola de vinhas centenárias, ou velhas, e também queremos promover isso”, concretiza Francisco Pavão.
No evento do Porto, o primeiro de uma estratégia de promoção que deita mão ao “Vá para fora […]