Tudo sobre gestão de eucaliptais no Oeste

Os resultados do estudo “Gestão Florestal em Povoamentos de Eucaliptal na Região Oeste” vão ser apresentados publicamente no dia 13 de outubro, a partir das 18h30, no cineteatro de Rio Maior. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória através do e-mail geral@apasfloresta.pt.

O objetivo do projeto era perceber por que razão alguns (muitos, afirma a APAS Floresta – Associação de Produtores Florestais) proprietários florestais com povoamentos de eucalipto não aderem às práticas de gestão tidas como mais adequadas, ou seja, as definidas pelo código de boas práticas do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e as normas dos sistemas de certificação da gestão florestal.

A iniciativa, que envolveu investigadores do ISA – Instituto Superior de Agronomia e do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, e foi financiada pela empresa The Navigator Company, permitiu caracterizar os povoamentos de eucalipto (estrutura fundiária, produtividade potencial, nível de intervenção de gestão) e os produtores de eucalipto (perfil técnico e sociodemográfico) do Oeste, bem como as suas atitudes e práticas, através de inquéritos aos proprietários/produtores florestais. Pode ler mais sobre os objetivos do projeto aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.


por

Etiquetas: