Turismo Centro de Portugal apresentou o guia “Aldeias com História do Centro de Portugal”

Turismo Centro de Portugal apresentou hoje, na Aldeia Histórica de Marialva, o guia “Aldeias com História – Centro de Portugal”, uma edição especial do Boa Cama Boa Mesa, que será distribuída a nível nacional no dia 28 de novembro com o jornal Expresso. O lançamento juntou várias dezenas de autarcas, parceiros institucionais e operadores turísticos, numa sessão realizada na unidade turística Casas do Côro.

O guia “Aldeias com História – Centro de Portugal” resulta de um trabalho colaborativo entre a Turismo Centro de Portugal, os guias “Boa Cama Boa Mesa”, os municípios envolvidos e três PROVERE (Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos): Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias de Montanha e Aldeias do Xisto.

Nas suas 36 páginas, o guia dá a conhecer 24 aldeias representativas da região. Em cada uma delas, é explicado o seu contexto histórico e geográfico e são sugeridas visitas a não perder. Testemunhos de habitantes, bem como curiosidades e elementos de identidade, são outros dos destaques, num equilíbrio entre reportagem, narrativa humana e informação turística.

Durante a apresentação, intervieram César Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Mêda, Miguel Pacheco, Diretor de Negócios do Expresso, Rui Ventura, Presidente da Turismo Centro de Portugal, e ainda Paulo Romão, proprietário das Casas do Côro. O evento incluiu ainda um momento de convívio regional, com produtos locais.

O guia “Aldeias com História – Centro de Portugal” apresenta oito Aldeias do Xisto, oito Aldeias de Montanha e oito Aldeias Históricas de Portugal. A saber: Castelo Mendo, Castelo Novo, Idanha-A-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Piódão, Sortelha e Trancoso (Aldeias Históricas de Portugal); Alcaide, Algodres, Alvoco das Várzeas, Cortes do Meio, Folgosinho, Loriga, Manteigas e Videmonte (Aldeias de Montanha); Aigra Nova, Aldeia das Dez, Benfeita, Casal de São Simão, Fajão, Figueira, Janeiro de Cima e Sobral de São Miguel (Aldeias do Xisto).

Com esta iniciativa, a Turismo Centro de Portugal reforça a aposta estratégica na promoção dos territórios de baixa densidade, promovendo o seu desenvolvimento económico e cultural e contribuindo para um turismo mais equilibrado, sustentável e distribuído por toda a região.

Declarações
Rui Ventura, Presidente da Turismo Centro de Portugal:
“As aldeias do Centro de Portugal são ativos maiores da identidade e da diferenciação do nosso território. Neste guia procuramos mostrar exatamente isso: aldeias que preservam a memória, mas que também se reinventam com criatividade, sustentabilidade e uma profunda ligação às suas comunidades. O que hoje apresentamos são 24 exemplos de um Centro de Portugal humano e autêntico. São territórios que inspiram, destinos de referência para quem procura descobrir Portugal de forma consciente e sustentável”.

“A concretização deste projeto demonstra o que podemos alcançar quando autarquias, entidades regionais e parceiros privados trabalham com objetivos comuns. O Centro de Portugal continuará a afirmar-se como uma região onde a cooperação gera resultados e onde cada investimento, por pequeno que pareça, contribui para um país mais coeso, mais competitivo e mais preparado para o futuro”.

César Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Mêda:
“Marialva é onde o Douro encontra as Beiras. É uma terra de encontros, de fronteiras e de história. Hoje, esse encontro faz-se também na valorização das nossas aldeias com história. Enquanto autarcas, cabe-nos defender e projetar este património. Não temos um discurso miserabilista: este território existe, tem valor e merece ser afirmado. Se no passado aqui se travavam guerras, hoje enfrentamos a batalha de valorizar as nossas terras, as nossas gentes e os nossos produtos”. 
“A rede das Aldeias Históricas é um instrumento fundamental para acrescentar valor, criar riqueza e reforçar a nossa identidade. Voltem sempre, porque aqui encontrarão a essência das nossas terras e das nossas gentes.”

Miguel Pacheco, Diretor de Negócios do Expresso:
“No Guia Boa Cama Boa Mesa procuramos olhar para o país inteiro. Queremos percorrê-lo de norte a sul, para mostrar o que Portugal tem para oferecer: lugares, pessoas, histórias e uma oferta turística cada vez mais qualificada. Este guia reflete exatamente essa missão”. 

Paulo Romão, Proprietário das Casas do Côro:
“É uma honra receber nas Casas do Côro a apresentação deste guia. Neste território, temos de fazer acontecer as coisas, e iniciativas como esta dão-nos alento para continuar a trabalhar com dedicação. Estamos num território de esforço – digo-o todos os dias. Apesar de tudo o que foi feito nos últimos anos, sabemos que precisamos de andar ao dobro da velocidade de outros territórios no que diz respeito à promoção”.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: