Os presidentes da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e da Rússia, Vladimir Putin, falaram hoje por telefone sobre a possibilidade da moagem de grãos russos na Turquia para fazer farinha, que seria enviada para países africanos com escassez de alimentos.
Além disso, os dois líderes falaram sobre o desenvolvimento da guerra causada pela invasão russa da Ucrânia e sobre o corredor marítimo através do qual os grãos são exportados da Ucrânia pelo mar Negro através de Istambul, anunciou a Presidência turca num comunicado.
Erdogan assegurou várias vezes que o grão exportado graças a esse acordo entre a Ucrânia e a Rússia, com a mediação da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Turquia, dificilmente chega aos países africanos necessitados.
Erdogan assegurou domingo que 44% dos cereais que circulam por aquele corredor vão para os países europeus e “apenas 14% chegaram a África”.
Nesse sentido, prometeu que vai ajudar a “equilibrar” a situação e enviar cereais para ir ao encontro das expectativas dos “países pobres de África”.
Na conversa, Erdogan reiterou a sua prontidão para que a Turquia atue como mediadora para chegar a um acordo de paz duradouro entre a Rússia e a Ucrânia, segundo a mesma nota.
A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro.