Ucrânia: Kyiv acusa Rússia de atacar navios civis no porto de Odessa

egundo a Marinha ucraniana, os ataques tiveram como alvo os navios “Emmakris III” e “Captain Karam”, que tinham entrado no porto de Odessa para carregar trigo.

A informação foi divulgada numa mensagem publicada no canal oficial da força naval na plataforma Telegram, e, até agora, a Rússia não reagiu às acusações.

“Os portos e as embarcações civis são infraestruturas civis. Os ataques contra eles representam uma ameaça direta à vida de civis e comprometem a segurança alimentar global”, denunciou a Marinha ucraniana, classificando a ação como um “crime de guerra deliberado”.

Odessa, um porto estratégico no Mar Negro, tem sido alvo recorrente de ataques russos desde o início da invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Kyiv acusa regularmente Moscovo de tentar minar as exportações agrícolas ucranianas e agravar os riscos para o abastecimento alimentar mundial.

Estes ataques em Odessa ocorrem num contexto em que os esforços diplomáticos internacionais para alcançar um acordo que ponha termo ao conflito continuam sem resultados concretos.

Leia Também: Kyiv pediu, mas Kremlin diz que não vai dar provas de ataque a Putin

Continue a ler este artigo no Notícias ao Minuto.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: