A Ucrânia era antes da guerra um dos maiores exportadores mundiais de cereais e fertilizantes agrícolas e os seus bens eram cruciais para a segurança alimentar de áreas como o Médio Oriente e o norte de África.
A maioria dos bens alimentares ucranianos eram expedidos da antiga república soviética para o resto do mundo através dos portos do Mar Negro.Na semana passada, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, telefonou ao presidente russo, Vladimir Putin, para pedir o desbloqueio das exportações de cereais da Ucrânia, provenientes dos portos do Mar Negro e também do Mar de Azov, como Mariupol, agora invadido pelas tropas russas.
Também o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, anunciou já que os presidentes russo e turco acordaram que a Turquia ajudará nas operações de desminagem dos portos da Ucrânia para permitir a exportação de cereais do país.
A invasão russa da Ucrânia está a comprometer as exportações de um dos principais vendedores de cereais e complicar a vida a numerosos países importadores, alertou o dirigente de um clube de reflexão sobre agricultura.O alerta foi feito […]