Roubo de toneladas de cereais ucranianos por parte da Rússia pode desencadear uma crise alimentar global.
Após a Turquia ter permitido ao navio russo Zhibek Zholy zarpar, quando este era acusado de transportar um carregamento de cereais ucranianos roubados, o Governo da Ucrânia convocou o embaixador turco para perceber o porquê desta decisão. Isto quando se teme que o desvio de cereais ucranianos ou o bloqueio ao seu comércio pelos russos crie uma crise alimentar de contornos globais.
“Lamentamos que o navio russo Zhibek Zholy, que estava cheio de grãos ucranianos roubados, tenha sido autorizado a deixar o porto de Karasu, apesar das provas judiciais apresentadas às autoridades turcas”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Oleg Nikolenko, citado pelo The Guardian. “O embaixador da Turquia em Kiev será convidado até ao Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia para esclarecer esta situação inaceitável”, afirmou.
Autoridades alfandegárias turcas tinham apreendido este navio a pedido da Ucrânia, na passada terça-feira, depois de Kiev ter afirmado que a carga transportava ilegalmente sete mil toneladas de […]