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– 30-10-2014 |
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Comissão Europeia Comunicado de imprensa UE concede apoio de 39 milhões de euros à promoção de produtos agrícolasA Comissão Europeia aprovou hoje 27 programas destinados a promover os produtos agrícolas na União Europeia e nos países terceiros. O orçamento total dos programas, a grande maioria dos quais terá uma duração de três anos, eleva-se a 77,4 milhões de euros, 39 milhões dos quais provenientes da UE. Os programas seleccionados abrangem diversas categorias de produtos, como frutos e produtos hortícolas frescos e transformados, produtos lácteos, produtos de qualidade (DOP, IGP, ETG e produtos biológicos), flores, carne de qualidade e, pela primeira vez, carne de ovino. Dacian Çioloș, Comissário europeu responsável pela Agricultura, declarou hoje: «Tenho o prazer de confirmar o nosso apoio a estes novos programas de promoção que, pela primeira vez, incluem a carne de ovino. Espero que contribuam para fomentar o consumo e as vendas nestes tempos difíceis. Nos últimos cinco anos, a UE tornou-se um exportador líquido de produtos agroalimentares, tendo o valor das exportações aumentado mais rapidamente do que o respectivo volume, uma vez que os consumidores de outras regiões do mundo apreciam as tradições, as normas de qualidade e os sabores da Europa. Estas novas medidas reforçarão ainda mais essa boa reputação». No âmbito do regime de informação e promoção, os serviços da Comissão receberam, em 15 de Junho de 2014, 43 propostas de programas destinados ao mercado interno e aos países terceiros no quadro da segunda vaga de selecção de programas para 2014. Após a fase de avaliação, foram seleccionados 27 programas para cofinanciamento, dos quais 21 se destinam ao mercado interno e 6 a países terceiros. As regiões e os países terceiros em causa são os seguintes: América do Norte, América Latina, Médio Oriente, Sudeste Asiático, Japão, Norte de África e Turquia. Além disso, dois dos programas seleccionados fazem parte dos chamados «programas multi», ou seja, programas de organismos situados em diferentes Estados-Membros, que realizam uma campanha de promoção conjunta. No âmbito da reforma da política de promoção recentemente aprovada, este tipo de campanhas de promoção será ainda mais incentivado. Ver Quadro Anexo
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