A União Europeia e o Brasil concluíram as negociações para um acordo bilateral sobre quotas tarifárias agrícolas, a fim de ajustar as taxas praticadas depois da saída do Reino Unido do bloco europeu na Organização Mundial do Comércio (OMC).
A informação foi divulgada pela Direção-Geral da Comissão Europeia da Agricultura na rede social Twitter.
Numa outra mensagem, o órgão especificou que a União Europeia (UE) está a realizar negociações semelhantes sobre a distribuição de quotas tarifárias com outros 21 parceiros da OMC, que têm o direito de serem consultados.
Assim, a Comissão Europeia já havia concluído negociações com Estados Unidos da América, Cuba, Argentina, Austrália, Noruega, Paquistão, Tailândia, Indonésia e Nova Zelândia.
As quotas tarifárias referem-se ao limite máxima de importação de um bem específico ao qual um país da Organização Mundial do Comércio pode impor uma alíquota reduzida.
Após a saída do Reino Unido da UE (‘Brexit’), essas quotas deveriam ser atualizadas e divididas proporcionalmente para refletir o progresso da Grã-Bretanha no comércio do bloco.
Os países da UE determinaram essas quotas em dezembro de 2018, mas depois tiveram que negociar cada uma com cada parceiro da OMC.