sustentabilidade

Um dia para (re)pensar a sustentabilidade

Em jeito de celebração do primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade, que se celebrou este domingo, 25 de setembro, o Expresso associa-se à Deco Proteste para uma conferência em que um conjunto de marcas procurará refletir sobre o seu papel no desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, na redução do desperdício, e na preservação da vida dos oceanos, com vista a concretizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015.

Mudar comportamentos de consumo para cumprir com as metas definidas pelas Nações Unidas através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que, desde 2015, procuram sensibilizar a população mundial para a preservação dos recursos naturais e para a igualdade de acesso a condições de vida condignas, é também o propósito da campanha da DECO Proteste “Dia S”.

Lançada no início de setembro com o mote de mudar comportamentos e de divulgar a implementação do Dia Nacional da Sustentabilidade – aprovado pelo Parlamento no início de 2021, para o dia 25 de setembro, e oficializado apenas este ano -, a campanha juntou a associação de defesa do consumidor a um conjunto de parceiros para concretizar a missão de esclarecer o que é a sustentabilidade, a emergência climática e a urgência de implementar novos comportamentos que promovam um desenvolvimento económico, social e ambiental mais sustentável. Bureau Veritas, Cepsa, Lidl, MEO e MSC são as marcas que se associaram a este projeto e que marcarão presença na conferência que se realiza esta tarde, em Lisboa.

1,6 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no mundo

Ajudar os consumidores a ser mais responsáveis

Com a meta de 2030 a aproximar-se, os ODS ainda estão longe de ser uma realidade. Em Portugal, o cumprimento destes objetivos coloca o país em 27º lugar, entre 180 países, segundo o Relatório de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o que significa que o caminho até à meta ainda será longo. É também por isso que as marcas estão conscientes de que desempenham um papel essencial na mudança de comportamentos de consumo.

Um dos pontos de partida para a sustentabilidade são as cidades mais amigas dos seus habitantes. A mobilidade é um elemento central, com a multiplicação de opções de transporte elétricas, seja em veículos privados ou coletivos, ainda a precisar de ser incentivada. “O desenvolvimento de uma cidade sustentável deve incluir novas arquiteturas, onde o […]

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