Rússia e Ucrânia negoceiam na Turquia, com apoio da ONU, um acordo para tentar desbloquear as exportações via Mar Negro.
O chefe da diplomacia ucraniano, Dmytro Kuleba, reiterou esta quarta-feira que a Ucrânia “não tem nada a discutir” em negociações de paz com a Rússia, devido à contínua agressão de que é alvo, lembrando que os objetivos de Kiev são “restaurar a integridade territorial e soberania plena no leste e sul” do país. Mas, paz à parte, na Turquia foram feitos avanços entre os dois lados que podem permitir desbloquear as toneladas de cereais ucranianos que estão presos no Mar Negro. “Um raio de esperança para aliviar o sofrimento humano e a fome em todo o mundo”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, que, apesar de estar otimista quanto a um acordo, lembra que este ainda não está concluído.
Naquele que foi o primeiro frente a frente entre os dois lados desde março, houve avanços suficientes para permitir uma nova reunião na próxima semana, indicou o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar. Foi ele o anfitrião do encontro, em Istambul, das delegações de peritos em Defesa […]