A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) dinamizou o 1º Ciclo de Seminários EU-GIFT, um conjunto de três sessões científicas promovidas no âmbito da Aliança Europeia EU-GIFT, que reuniu investigadores da UTAD e de mais seis parceiros internacionais em áreas ligadas ao setor agroalimentar e à enologia.
Estes seminários integram-se no âmbito da Aliança Europeia EU-GIFT e tiveram como principal objetivo promover a partilha de conhecimento científico entre a universidade e as instituições parceiras. “Quisemos dar a conhecer aquilo que é feito em termos de investigação no setor agroalimentar e na enologia”, referiu Ana Novo Barros, coordenadora do projeto na UTAD, acrescentando que “nesta primeira série, o objetivo foi apresentar três seminários de áreas disciplinares diferentes, mas que se complementam”.
A responsável destacou que “este projeto é uma Aliança Europeia que vai dar a conhecer a UTAD a nível internacional”, sublinhando a relevância da iniciativa para a projeção internacional da Universidade. “É extremamente importante porque nós pretendemos um ensino e uma investigação de excelência, que permita a mobilidade de estudantes, docentes e não-docentes”, evidenciou.
De referir que a EU-GIFT é uma aliança de universidades europeias que visa desenvolver uma estratégia centrada na excelência no ensino e na investigação, especialmente nas áreas da viticultura, dos alimentos com Identificação Geográfica e da agricultura sustentável.
GCI UTAD
O artigo foi publicado originalmente em UTAD.





