Vaga de calor em Espanha poderá ser uma das mais longas de sempre

Sevilha é uma das cidades mais quentes.

Os meteorologistas europeus preveem uma intensa onda de calor que vai fazer subir as temperaturas para valores recorde em muitas regiões. A Península Ibérica poderá ter de suportar uma das mais longas vagas de calor alguma vez registadas. Em Espanha, o calor e vento fizeram disparar o número de incêndios florestais.

Em pouco mais de 24 horas, o incêndio que começou na região de Cáceres atingiu mais de 2500 hectares de floresta e obrigou à evacuação de seis localidades.

Perto de 500 pessoas foram retiradas por precaução de zonas onde os bombeiros tentam ainda controlar as chamas. Um combate dificultado pelas altas temperaturas, pelas rajadas de vento e pelo terreno montanhoso de difícil acesso.

Os termómetros espanhóis registam a segunda onda de calor em menos de um mês. De acordo com a agência meteorológica espanhola, esta vaga poderá ser numa das mais longas de que há registo. Sevilha será uma das cidades mais quentes.

Em Barcelona e Madrid, as temperaturas ultrapassam já os 40 graus.

A vaga de calor atinge também o Reino Unido, onde as praias se encheram de turistas.

Nos zoos britânicos, à semelhança do que acontece nos países mais atingidos pela vaga de calor, os banhos de mangueira foram reforçados, mesmo para os animais habituados a temperaturas mais altas.

Veja a reportagem na SIC Notícias.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: