Vaga de frio assola continente asiático

Temperaturas frias sem precedentes têm sido registadas em vários países na Ásia. No Japão e na Península Coreana, as autoridades emitiram avisos à população para se protegerem das temperaturas negativas, que já causaram vítimas mortais. No Afeganistão, morreram mais de uma centena de pessoas. Em alguns locais da China, as temperaturas a rondaram já os 50 graus negativos.

Várias regiões do Japão estão sob uma onda de frio severo em que se vão registar as temperaturas mais baixas da última década. Esta quarta-feira, Hirokazu Matsuno, secretário do Governo japonês, explicou que uma pessoa morreu na sequência de uma tempestade e outras duas mortes estão a ser investigadas. Na Península Coreana, foram registadas temperaturas de 25 graus negativos.

Para o centro do Japão está prevista queda de neve, com ventos a atingir mais de 100 quilómetros por hora. De terça para quarta-feira, a agência meteorológica japonesa calculou que caiu um recorde de 93 centímetros de neve na cidade de Maniwa. Noutros locais, muitas pessoas ficaram sem acesso a comboios e a voos de companhias aéreas, havendo possibilidade de serem cancelados mais de 200 voos.A agência meteorológica do Japão anunciou que muitas cidades vão registar temperaturas recorde de frio e que o tempo vai continuar assim até quinta-feira, com tempestades de neve e ventos fortes a serem esperados na costa japonesa.

As autoridades japonesas avisaram para que as populações não deixem as suas casas para viagens não-essenciais, terem […]

Continue  a ler este artigo em RTP.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: