Vai ser lançado um livro sobre o futuro da agricultura nacional

O livro “Agricultura sem Papas na Língua”, da autoria de José Martino, vai decorrer no próximo dia 2 de dezembro, no auditório da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, no Porto, e promete ser “um marco no debate sobre o setor agroflorestal em Portugal”.

Trata-se de uma coletânea incisiva de crónicas no Semanário Vida Económica, reflexões escritas pelo engenheiro agrónomo José Martino, publicadas entre 2022 e 2023, onde se exploram os desafios, as potencialidades e as dinâmicas complexas do setor agroflorestal e territórios de baixa densidade no nosso país.

&nbsp

De acordo com o comunicado de imprensa, o autor aborda temas como as alterações climáticas e o seu impacto na agricultura, a desertificação e a necessidade de ações urgentes, o papel das políticas agrícolas na promoção da coesão territorial e o impacto das práticas inovadoras na sustentabilidade ambiental e económica.

O autor coloca a tónica na valorização da agricultura familiar, no desenvolvimento dos territórios de baixa densidade e na criação de políticas públicas eficazes. Para além de análises críticas e fundamentadas, o livro apresenta propostas concretas que visam reforçar o setor agroalimentar e construir um futuro mais equilibrado e sustentável para Portugal, explica a comunicação.


&nbsp

José Martino é engenheiro agrónomo com experiência no setor agroflorestal, empreendedor e consultor.

O evento é gratuito e a sessão de encerramento ficará a cargo do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

&nbsp

As inscrições são feitas aqui.

&nbsp

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: