No próximo dia 14 de fevereiro, pelas 14h30, em Sátão, no distrito de Viseu, iremos proceder à entrega do prémio Árvore Nacional do Ano ao Eucalipto de Contige, em ambiente de festa.
O Eucalipto de Contige foi o vencedor da 6ª edição nacional da Árvore do Ano, e está a representar Portugal no concurso internacional que decorre até 28 de fevereiro, situando-se para já em 5º lugar.
O Concurso Árvore Europeia do Ano realiza-se desde 2011. Trata-se de uma iniciativa que todos os anos consciencializa mais 200 mil pessoas com a natureza, promovendo o cuidado e a preocupação com 16 árvores, a unidade de 16 comunidades locais em torno de uma causa e ainda o orgulho de 16 países na sua herança natural.
Portugal tem desde 2018 elegido espécies características dos sistemas agroflorestais mediterrânicos que têm ficado entre o 1º (Sobreiro assobiador) e o 6º (Castanheiro de Vales) lugar do concurso europeu. Na última edição a Sobreira Grande alcançou o 3º lugar no concurso internacional com 70 563 votos, no qual foram registados no total 769 mil votos, tendo vencido a Carvalho de Dunin, eleito pela Polónia.
A esta iniciativa junta-se este ano o tree Hunter Rob McBride, reputado defensor das árvores longevas e notáveis pela Europa a fora, que afirma que as árvores, as pessoas e a cultura estão interligadas.
O Eucalipto de Contige é a maior árvore classificada de Portugal, pela Universidade de Aveiro, sendo de interesse público desde agosto de 1964, onde pelas suas dimensões já era uma árvore notável.
Contamos com a vossa participação na divulgação desta iniciativa que celebra as árvores de grande porte e beleza existentes em Portugal, acarinhadas pelas suas comunidades locais, dando-as a conhecer à Sociedade em geral, como exemplo de conjugação do ambiente, da sociedade e da economia local.
Fonte: UNAC