Na Cimeira Nacional da Agroinovação 2022 foram conhecidos os projetos vencedores da 9ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, que voltou a destacar o tema da Sustentabilidade nos setores agrícola, agroalimentar e florestal.
O Prémio Empreendedorismo e Inovação é organizado pelo Crédito Agrícola em parceria com a P-BIO, e conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura e Alimentação, em articulação com a Rede Rural Nacional e com a Agência Nacional de Inovação. Na entrega dos prémios estiveram presentes Simão Soares, presidente da P-BIO, e Licínio Pina, presidente do Grupo Crédito Agrícola, e foram atribuídos cinco prémios (5000 euros cada), uma menção honrosa (2500 euros) e ainda o troféu Árvore do Conhecimento.
– PREMIADOS NAS DIVERSAS CATEGORIAS
Digitalização e Automação – projeto Farmoo, um software de apoio à decisão aos agricultores no que respeita à recomendação hídrica das suas culturas, que promove uma rega mais sustentável e eficiente.
Economia Circular e Biotecnologia Sustentável – projeto Phos2Recycle pelo desenvolvimento de uma ferramenta digital que prevê, com alta precisão, as transformações físicas, químicas e biológicas que ocorrem nas ETARs e que permite desenhar e otimizar o processo de recuperação de biofertilizantes para utilização em água de rega de campos agrícolas.
Alimentação, Nutrição e Saúde – projeto Ethical Meat, que visa o desenvolvimento de metodologias e processos inovadores em todas as fases da cadeia de produção de carne – do “prado ao prato”, promovendo a eficiência na criação de bovinos, maior qualidade da carne e produção mais sustentável.
Promoção na Inovação – projeto AlertaARROZ permite a capacitação e apoio técnico aos agricultores e à produção, baseado em técnicas inovadoras de deteção e de diagnóstico precoce de nemátode das galhas radiculares do arroz.
Projeto de Associado CA – projeto Rewine, uma ferramenta de suporte, dirigida às empresas do sector vitivinícola, para promover a implementação de boas práticas que agilizem a transição para um modelo de economia circular.
Menção Honrosa Jovem Empresário Rural – Sistema Autónomo para a Colheita de Framboesa para o Mercado de Frescos, baseado em robótica, inteligência artificial e automação para integração de tecnologia autónoma no processo de colheita de framboesa fresca, permitindo ter uma época de colheita mais eficiente.
Distinção BfK by ANI – projeto EcoX, pelo desenvolvimento e produção de diversos produtos de limpeza, nomeadamente de detergentes, que, para além de biodegradáveis e vegan, são obtidos sob um conceito de economia circular e valorizando um resíduo – óleo alimentar usado – causador de vários problemas ambientais. Este conceito inovador reduz em mais de 50% a extração de recursos naturais necessários para a produção de diversos produtos de limpeza.
Conheça os projetos em www.premioinovacao.pt.
Artigo publicado originalmente em CAP.