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Vendas de produtos alimentares para hotelaria cresceram 16% em 2021

O volume de negócios dos grossistas de produtos alimentares para hotelaria (canal Horeca) em Portugal registou um crescimento de 15,8% em 2021, para os 1 100 milhões de euros, de acordo com o estudo da Informa D&B sobre este setor.

Para 2022, esta tendência deverá manter-se, com um crescimento estimado de 14%, fruto da recuperação do consumo, da atividade turística e da hotelaria.

Os valores de 2021 surgem após um ano de 2020 muito desfavorável. O valor deste mercado tinha caído 29% e, entre as 37 das principais empresas do setor, 26 registaram quedas nas suas receitas.

Em 2020 operavam no setor português de grossistas de alimentação um total de 9 109 empresas, tendo o seu número registado um aumento de 1,3% em relação ao ano anterior. Cerca de 25% das empresas grossistas centram a sua atividade na distribuição de frutas e produtos hortícolas, à frente das distribuidoras de bebidas, que ocupam o segundo lugar, representando quase 17% do total.

O setor caracteriza-se pelo seu elevado grau de atomização (cerca de 90% dos operadores contam com menos de dez empregados). Grande parte são empresas familiares com um âmbito de atuação regional. A zona Norte concentra o maior número de empresas, representando pouco mais de 30% do total. A zona Centro e a de Lisboa agregavam perto de 26% e de 24% dos operadores, respetivamente.

Dados Gerais

Número de empresas. 2020 (a) 9.109
Mercado (milhões de euros), 2021 (b) 1.100
Número de empresas (% var. 2020/2019) +1,3
Mercado em valor (% var. 2021/2020) +15,8
Previsão da evolução do mercado em valor (% var. 2022/2021) +13,6

(a) empresas de comércio por grosso de produtos alimentares e bebidas;

(b) Inclui vendas ao canal Horeca (restaurantes, cafeterias, bares, hotéis); exclui vendas ao retalho alimentar (supermercados e hipermercados)

Fonte: Estudo Setoriais DBK: ‘Grossistas de Produtos Alimentares para Hotelaria


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