O CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro – foi o promotor do projecto (candidatura à Medida 3.1 do Programa Operacional da Economia – Acção B3), que contou com os seguintes parceiros:
INETI – Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação;
ANOX;
INAG;
LUSÀGUA
AUSTRA
A entidade receptora dos resultados deste projecto é a AUSTRA – Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena – que esteve também envolvida no seu desenvolvimento.
O objectivo do projecto consistiu na valorização energética dos resíduos derivados da indústria de curtumes. Os resíduos que estão a ser alvo de tratamento são as raspas verdes e as lamas biológicas da ETAR de Alcanena.
Poderão ser adicionados ao processo, outros resíduos de origens distintas, nomeadamente, de matadouros, da pecuária e das indústrias agro-alimentares (lagares de azeite, vitivinícola e outras).
Instalação Piloto
Trata-se de um projecto de valorização de resíduos pioneiro neste País e o respectivo investimento deverá ter impacte positivo, quer a nível ambiental, quer a nível da qualidade das águas subterrâneas e superficiais da região. O tratamento conjunto de vários tipos de resíduos conferirá ao sistema uma certa maleabilidade de exploração, permitindo a gestão equilibrada das matérias disponíveis, sem deixar ressentir as quebras de fornecimento de determinado tipo de resíduos, devido a variações sazonais, ou a eventuais quebras na indústria.
A implementação da co-digestão, para tratamento conjunto destes diferentes tipos de resíduos, é uma tecnologia inovadora, em Portugal, que exige algum esforço de investigação, para optimização da produção de biogás em função das proporções de resíduos a aplicar, bem como para afinação dos parâmetros de cálculo, que deverão ser adoptados no projecto de execução da instalação definitiva.
Foram realizados diversos ensaios à escala de bancada (laboratório), enquanto a instalação piloto se encontrava em construção. Na sequência dos ensaios realizados foram obtidos resultados importantes (optimização das condições de arranque do digestor anaeróbio, avaliação de problemas de inibição e necessidades de pré-tratamento).
A instalação piloto permitiu estudar em detalhe todo o processo, procedendo à sua monitorização, no sentido de optimizar o desempenho energético e ambiental do sistema e encontrar a solução mais vantajosa, sob o ponto de vista técnico e económico. Esta instalação piloto poderá, agora que se encontra concluído o estudo para a indústria de curtumes, ser utilizada para ensaiar e estudar situações diversas, dando um contributo válido para a resolução de problemas ambientais, existentes noutras zonas do País e noutros sectores.
Esquema da Instalação Piloto
CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro