Nos dias 2, 3 e 4 de Julho, realiza-se em Torres Vedras e em Óbidos o “VI Fórum Agricultura 4.0”. Este evento decorre no âmbito da Feira de São Pedro – certame que se realiza em Torres Vedras de 27 de Junho a 7 de Julho – e é organizado pelo SmartFarmColab – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, pela Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa e pelo Parque Tecnológico de Óbidos, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Investir Torres Vedras e da Feira de São Pedro.
Segundo a organização, esta iniciativa visa «discutir a inovação digital no sector agrícola». No dia 2 de Julho, o “VI Fórum Agricultura 4.0” envolve quatro sessões, que terão lugar no Auditório da Feira de São Pedro, na cidade de Torres Vedras: “As últimas tendências da agricultura digital” (sessão plenária), “Avanço tecnológico na agricultura: adopção global e as tendências de acordo com a estratégia económico-social” (mesa-redonda), “Constrangimentos na implementação da agricultura 4.0: O que está em falta no presente para evoluir para um futuro mais digital” (mesa-redonda), “A protecção das invenções da agricultura 4.0».
O programa (ainda provisório, que pode consultar aqui) contempla no dia 3 de Julho «acções de demonstração em campo» de diversos projectos nacionais em curso para a viticultura, na Adega São Mamede da Ventosa, em Torres Vedras, estando já confirmadas acções do SmartFarmColab, Joper Tomix Ribatejo, TeroMovigo e John Deere. No dia 4 de Julho, estão previstas «acções com fornecedores tecnológicos», a decorrer no Parque Tecnológico de Óbidos (ObiTec), em Óbidos, tendo em vista a «dinamização de start–ups, da região e do território nacional, de e para o sector agrícola».
A organização refere que este evento conta com «o apoio estratégico do Instituto Universitário das Nações Unidas para Água, Meio Ambiente e Saúde». Aqui pode obter mais informações sobre o “VI Fórum Agricultura 4.0” e também se pode inscrever para participar.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.