|
|
|
|
– 30-10-2013 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Vindimas de Felgueiras crescem 20% com 4,8 milhões de litros de vinho verdeA campanha de vindimas da Cooperativa Agr�cola de Felgueiras (CAF) fechou com cerca de 4,8 milhões de litros, o que traduz um crescimento de 20% face a 2012, adiantou hoje � Lusa um director da instituição. De acordo com Rui Pinto, director da cooperativa agr�cola, os resultados alcan�ados (9.800 pipas de vinho verde) v�o permitir � instituição manter-se entre as maiores de toda a regi�o dos vinhos verdes. Em 2012, recordou, foi a cooperativa que registou a maior produ��o, "mas relativamente a 2013 � ainda prematuro avan�ar se o lugar cimeiro se mant�m" Apesar da grande produ��o, está garantido o escoamento de todo o produto, incluindo o da pr�xima campanha de vindimas, através de contratos de m�dio prazo estabelecidos com parceiros comerciais, avanãou Também aquele respons�vel. A uni�o de cooperativas Vercoop, o maior parceiro comercial da CAF, absorve cerca de metade da produ��o a granel de Felgueiras. O restante � encaminhado para outros clientes. A situa��o traduz-se numa estabilidade de tesouraria, para a qual Também contribuem as vendas realizadas através de marcas pr�prias. "Quanto mais vinho tiv�ssemos a granel, mais os nossos parceiros comprariam. Isto � fruto da qualidade do nosso produto e da confian�a que t�m em n�s", destacou. As vindimas deste ano Também significaram que mais produtores entregaram as suas uvas na adega cooperativa. Segundo o director, teráo entrado "muitas caras novas". Estima-se que cerca de 900 viticultores, de v�rios concelhos do T�mega, Sousa e Ave, entregaram o seu produto � adega da cooperativa, mais 200 do que em 2012. Nas últimas semanas, centenas de ve�culos, a maioria tractores oriundos de Felgueiras, Amarante, Fafe, Lousada, Celorico de Basto, Vizela e Guimar�es, entre outras origens, encaminharam toneladas de uvas para o interposto da adega de Felgueiras. Rui Pinto assinalou que este crescimento � explicado pela forma como a instituição está a remunerar as uvas dos s�cios, com a introdu��o de factores de fideliza��o e prémios de capital. "Isso fez com que as pessoas pensassem duas vezes e entregassem aqui a sua produ��o", observou. Face aos resultados alcan�ados nos �ltimos anos, a CAF está a trabalhar para aumentar as vendas das suas marcas pr�prias baseadas em vinhos com várias castas. Em equa��o encontra-se a possibilidade de lan�ar novas marcas de vinhos monocastas, nomeadamente de azal e loureiro, para corresponder � crescente procura do mercado, incluindo a exportação. A CAF tem registado nos �ltimos anos sucessivos crescimentos no volume de exporta��es, sobretudo da sua principal marca de vinho verde branco. "Felizmente, para n�s, o vinho verde está na moda", assinalou. Fonte: Lusa
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |