O final do verão marca no Algarve “um dos momentos mais simbólicos do calendário vitivinícola”: as vindimas. Entre finais de agosto e setembro, consoante a casta e a localização das vinhas, chega a altura de colher as uvas que darão origem aos vinhos da região.
Segundo a Comissão Vitivinícola do Algarve, este é “um período carregado de simbolismo e de celebração, onde tradição e comunidade se encontram para dar vida a mais uma colheita”.

Mais do que um processo agrícola, “as vindimas no Algarve transformam-se em experiências únicas de enoturismo, permitindo a visitantes e amantes do vinho participar ativamente nesta tradição secular”. Entre vinhas ladeadas pelo mar e pelo barrocal, cada atividade representa “uma oportunidade de sentir de perto o pulsar da região, aprendendo, convivendo e degustando”.
Este ano, vários produtores algarvios vão abrir as suas portas ao público com programas especiais. Entre eles, a Cabrita Wines, no dia 23 de agosto, a Villa Alvor, a 1 de setembro, e a Quinta da Tôr, a 7 de setembro.

“As iniciativas convidam a participar no corte e pisa das uvas, explorar os segredos da produção vinícola e brindar com degustações harmonizadas com a gastronomia local”, destaca a Comissão Vitivinícola do Algarve.
As vindimas no Algarve são, assim, “mais do que uma colheita: são um convite a viver a autenticidade da região, em plena ligação entre a terra e a cultura do vinho”.
Para conhecer a diversidade de experiências disponíveis, os interessados podem consultar o website oficial do Algarve Wine Tourism e acompanhar as novidades através das redes sociais.
Leia também: Conheça a casa pré-fabricada de 70 m² com dois andares e quatro assoalhadas que custa menos de 40.000€

