Vinhos: A Cartuxa não subiu preços e teve o melhor ano de sempre

Adega alentejana vale 10% das exportações de vinhos do Alentejo e já é o produtor europeu que mais vende no Brasil

Na história da Adega da Cartuxa, 2022 é o melhor ano de sempre. E este desempenho foi conseguido sem o peso da inflação: “Não subimos os preços”, garante ao Expresso João Teixeira, o diretor-comercial desta casa que reivindica uma fatia de 10% nas exportações dos vinhos do Alentejo e a conquista recente do título de produtor europeu que mais vende no Brasil.

No fecho das contas, o exercício terminou com vendas de 23,8 milhões de euros, divididas entre Portugal (60%) e o mundo. É um salto de 18% face a 2021 que já tinha sido o melhor ano da adega, com o apoio do lançamento do Pêra Manca (colheita de 2015), e que combina crescimentos de 34% no país e de 13% no exterior.

No Brasil, o maior mercado da empresa lá fora, as vendas também cresceram 18%, para 5 milhões de euros. “A Cartuxa conseguiu estar presente em todos os estados do Brasil, com uma rede de 6 mil clientes, e tornar-se o produtor europeu que mais vende no país, atrás de dois concorrentes do Mercosul, do Chile e da Argentina, que entram sem pagar as taxas alfandegarias dos vinhos nacionais”, sublinha João Teixeira.

Em 2019, a empresa não estava no top dos 5 maiores fornecedores do país. Em 2022, ano em que as vendas de vinhos portugueses no Brasil caíram 3,5% (dados do INE/Viniportugal), “a Adega da Cartuxa cresceu 18%, em contraciclo”, acrescenta.

E a inflação não pesa em todos estes números? “Não. Não subimos preços. Houve alguma pressão nas margens, mas como a maioria dos nossos vinhos são de estágio e os materiais já estavam adquiridos, qualquer aumento teria sido especulativo”, responde o gestor.

Na análise que faz ao desempenho do ano passado, João Teixeira diz refletir “a estratégia definida em 2018”, quando chegou à Fundação Eugénio de Almeida, dona da Adega da Cartuxa, decidido a aproveitar a experiência que trazia do trabalho numa multinacional de grande consumo para “conciliar abordagem e agendas da área comercial e da produção”.

RELAÇÃO DIRETA COM A DISTRIBUIÇÃO

Privilegiou a relação direta com os clientes da moderna distribuição e a garantia da estabilidade de preços dos rótulos da casa. “Percebemos que o consumidor estava a escolher o […]

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