Vinhos espanhóis disputam espaço aos portugueses no mercado angolano

 

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  27-10-2013

[ �cran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Vinhos espanh�is disputam espaço aos portugueses no mercado angolano

Os vinhos espanh�is estáo a disputar a hegemonia portuguesa no mercado angolano, disse � Lusa um dos organizadores da primeira edição do Angola Wine Festival, que decorreu na capital angolana entre quarta-feira e s�bado.

Miguel Pinho, da empresa Portmark, que se associou a Jos� Oliveira, da Think Tank Angola, para a organiza��o do evento, além dos principais produtores de vinhos portugueses, destacou a "forte presença de Espanha, Chile, �frica do Sul, Fran�a e outros países que v�em o mercado angolano como apetec�vel e que liberta espaço para vinhos dessas origens".

Como explicou Miguel Pinho, o projecto Angola Wine Festival tem dois anos e come�ou por reuni�es com importadores, hot�is e restaurantes para se perceber o gosto do mercado.

"Sentimos que o consumidor angolano come�a a ser mais exigente, a sentir a necessidade de ter um ‘portfolio’ mais alargado de vinhos dispon�veis. E isso claramente está a criar espaço para vinhos, neste caso, espanh�is", considerou.

A necessidade de apostar mais na promo��o dos produtos portugueses foi Também defendida pelo ‘chef’ V�tor Sobral, convidado para fazer cria��es gastron�micas, acompanhadas por vinhos seleccionados.

Com um hist�rico de cerca de dois anos num espaço de restaura��o na ilha de Luanda, V�tor Sobral vai regressar a Angola em Março de 2014 para abrir mais dois espaços, que reproduziráo, numa escala maior, os projectos gastron�micos que mant�m em Lisboa e são Paulo, Brasil.

Os países de l�ngua portuguesa são "uma excelente alavanca" para os produtos portugueses, nota V�tor Sobral, lamentando, todavia, a falta de aproveitamento das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

"Andamos com uma grande necessidade de exportar e h� determinados mercados que era poss�vel trabalhar de uma forma diferente daquilo que � trabalhado", defendeu.

V�tor Sobral lamenta, sobretudo, não haver "uma atitude concertada de promover Portugal e de estudarmos quem anda nos mercados para podermos potenciar mais os neg�cios. Depende da diplomacia e dos organismos que nos temos para fazer promo��o".

Participaram nesta primeira edição do Angola Wine Festival mais de 100 expositores internacionais, mais de 70 produtores distintos, que propuseram mais de 300 marcas de vinhos em prova.

Paralelamente ao evento, decorreram provas comentadas, com escan��es convidados, sess�es gastron�micas e jantares vúnicos.

O mercado angolano representa actualmente mais de 40 por cento dos vinhos portugueses exportados, quota que vale 78 milhões de euros, disse em Julho � Lusa em Luanda Filipa Anuncia��o, gestora da Vinhos de Portugal em Angola.

"Angola compra mais de 40 por cento do vinho exportado, que corresponde a 680 mil hectolitros em 2012 e a 78 milhões de euros em termos de valor", salientou Filipa Anuncia��o.

A gestora acrescentou que a import�ncia do mercado angolano � crescente, tendo 2012 fechado com aumento de 16,8 por cento em valor e 9 por cento em volume.

O objectivo � crescer 19 por cento em valor até 2014.

Fonte:  Lusa


Apontadores relacionados:

Artigos

  • Agronotícias (26/10/2013) – Vida das crian�as em risco no sul de Angola devido a seca severa

  • Agronotícias (02/07/2013) – Exporta��es: Angola e Mo�ambique são mercados estratégicos para os ‘Vinhos de Lisboa’

  • Agronotícias (28/06/2013) – Vinhos portugueses refor�am posicionamento em Luanda

S�tios

  • Angola Wine Festival


[ �cran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Share |

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares � – �  1999-2012. Todos os direitos reservados.

Publicado

em

por

Etiquetas: