A ViniPortugal vai realizar em Junho a 11.ª edição do “Vinhos de Portugal no Brasil”, que a entidade define como «o maior evento de vinhos portugueses no país» e que tem como um dos principais objectivos «conquistar um novo público apreciador de vinhos portugueses». Esta iniciativa, que permitirá o «contacto informal entre visitantes e produtores portugueses», decorre nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo e é organizada em parceria com os jornais Público, O Globo e Valor Econômico e com o apoio do Turismo de Portugal.
No Rio de Janeiro, terá lugar nos dias 7, 8 e 9 de Junho, no Jockey Club Brasileiro, «um local que proporciona espaços amplos e abertos, com uma vista privilegiada para o Corcovado, um factor de atracção para o público e que harmonizará na perfeição com os vinhos portugueses», refere a ViniPortugal. Em São Paulo, o evento está programado para os dias 13, 14 e 15 de Junho, no Pavilhão da Bienal de São Paulo, situado no Parque do Ibirapuera, projectado pelo arquitecto Oscar Niemeyer e que, segundo a ViniPortugal, constitui «património histórico, marco da arquitectura brasileira e um dos símbolos da vida cultural da cidade», com a entidade a declarar que a alteração de espaço face a edições anteriores «trará ainda mais notoriedade ao evento».
A ViniPortugal indica que, ao longo da 11.ª edição do “Vinhos de Portugal no Brasil”, «estão previstos outros momentos de dinamização dos vinhos portugueses, como uma prova exclusiva para profissionais, as iniciativas tomar um copo, provas comentadas, harmonizações e ainda muitos momentos de convívio». Para a edição de 2024, estão previstas 34 provas de vinhos portugueses e 47 “tomar um copo”.
«Estamos muito entusiasmados com a 11.ª edição do Vinhos de Portugal no Brasil. Este evento tem-se revelado uma plataforma crucial para promover a diversidade e a qualidade dos vinhos portugueses no mercado brasileiro, que tem um alcance ainda mais significativo devido à parceira com os jornais Público, O Globo e Valor Econômico e, ainda, com o Turismo de Portugal, que vai proporcionar a todos os participantes uma viagem pelos encantos do nosso país através dos vinhos. Nesta iniciativa, pretendemos não só aproximar os consumidores dos profissionais do sector, como conquistar novos apreciadores de vinho português», afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal. Na edição de 2023, esta iniciativa «contou com 11.000 visitantes, 32 provas especiais e 40 “tomar um copo” nos seis dias de evento, tornando-se numa das maiores experiências de vinhos em todo o Brasil», comenta a ViniPortugal.
A participação neste evento está inserida no plano de promoção da ViniPortugal e tem como principal objectivo a criação de novas oportunidades de negócio no mercado brasileiro. A Associação Interprofissional do Vinho pretende continuar a desenvolver o seu trabalho de promoção dos vinhos portugueses e de Portugal, enquanto um “hot spot” do mundo internacional do vinho.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.