O Governo anunciou hoje um reforço de 1,5 milhões de euros por ano para o Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas que desde 2017 já envolveu 800 entidades e 10 mil jovens.
“Este programa é essencial na prevenção dos fogos florestais. Hoje anunciamos um reforço financeiro. Já não é só do Instituto Português do Desporto e Juventude, mas também do Ministério do Ambiente e do Ministério da Administração Interna”, afirmou a ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, em Vila de Rei.
“O programa tem um reforço de 1,5 milhões de euros/ano para permitir que mais jovens participem. Desde 2017 até hoje já foram desenvolvidos 2.400 projetos, envolvidas 800 entidades e participaram 10 mil jovens voluntários”, disse a governante.
Este anúncio decorreu no âmbito do programa “Governo Mais Próximo”, no distrito de Castelo Branco, com mais de 40 iniciativas que contaram com a presença de membros do executivo.
A ministra sublinhou que o objetivo do Governo é “aumentar a participação de jovens no projeto”.
“Os jovens podem, desta forma, conhecer melhor o seu território e a floresta. É também um despertar para a cidadania. Temos jovens com enorme vontade de participar na sociedade portuguesa” frisou.
Já o presidente da Câmara de Vila de Rei, Ricardo Aires, realçou a importância deste programa para a vigilância da floresta e prevenção de fogos florestais.
O autarca disse mesmo que se trata de um meio auxiliar de vigilância em zonas sombra da floresta.
“No verão é uma ajuda adicional que tem vindo a ser aproveitada pelos municípios com mais risco de sofrerem incêndios florestais. O projeto garante um auxílio na prevenção”, disse.
Nesta ação, além da ministra da Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, estiveram presentes o ministros do Ambiente e da Ação Climática, o ministro da Administração Interna e o secretário de Estado do Desporto e Juventude.