Inicia hoje, pelas 15 horas o período de votação para eleger a árvore que representará Portugal na edição europeia do Tree of the Year 2023. Até ao dia 5 de janeiro, todos podem votar na sua árvore favorita através de um sistema de votação online em https://portugal.treeoftheyear.eu/Vote .
As árvores portuguesas têm sido motivo de orgulho deste concurso nas edições anteriores, onde se classificaram em 1º lugar, no ano 2018 com o “Sobreiro Assobiador” e em 3º lugar nas edições de 2019 e 2022 com a “Azinheira Secular do Monte do Barbeiro” e a “Sobreira Grande”, respetivamente.
Este ano, entre as 39 candidaturas recebidas, foram selecionadas por um júri constituído pelo Dr. António Bagão Félix (autor do livro Trinta árvores), o Eng. Rui Queirós (ICNF – processos de classificação de Arvoredo de interesse público), Francisco Teotónio Pereira (produtor do programa Faça chuva ou faça sol), a Professora Paula Simões (arquiteta paisagista) e o Eng. Pedro Silveira (diretor da UNAC), as 10 árvores que estarão agora em votação.
Nesta seleção foram eleitas árvores com diferentes funções, salientando quer o papel da árvore em termos produtivos – castanha, madeira e outros frutos – como o seu papel nos meios urbanos, com árvores ornamentais. Todas elas são importantes para a Sociedade e para o desenvolvimento sustentável do nosso País, em termos económicos, ambientais e sociais. Escolha a sua e vote!
O período de votação online decorrerá entre os dias 30 de novembro a 5 de janeiro, até às 23h59. O anúncio do vencedor será realizado no dia 6 de janeiro de 2023.
Pode ver as histórias das dez árvores a concurso e votar em: https://portugal.treeoftheyear.eu/Vote
Fonte: UNAC