Webinar: Biochar, uma ferramenta de mitigação Climática? – 2 de março

Outrora relegado para as conversações marginais, o biochar ganhou agora uma forte relevância na investigação académica e aplicada, e a sua utilização está a ser estudada para tudo, desde a mitigação das alterações climáticas à restauração das reservas de carbono do solo, recuperação da estrutura do solo, ciclos e função dos nutrientes, aplicações de remediação e desintoxicação do solo, produção de bioenergia, e muito mais.

Biochar é uma forma específica de carvão vegetal produzido através da pirólise, que é a conversão de materiais orgânicos (biomassa) sob temperaturas muito elevadas (superiores a 500*C) em carbono negro, na ausência de oxigénio. Esta forma de Carbono é incrivelmente durável e resistente à decomposição, podendo ser uma forma de armazenamento a longo prazo de Carbono nos solos. As técnicas de produção utilizadas na produção do biochar são proporcionais aos seus potenciais benefícios, e qualquer pessoa que considere o biochar deve tornar-se fluente nas melhores práticas para a sua produção. Contudo, dadas as fontes quase insondáveis de matérias-primas, desde estrumes animais ao desbaste de biomassa florestais para mitigação de incêndios, até aos resíduos de culturas, o biochar os seus potenciais benefícios na crise climática são uma miríade.

Para os agricultores, o biochar pode ser uma ferramenta por uma série de razões: a sua alcalinidade pode naturalmente baixar o pH ácido do solo, pode ajudar a manter catiões solúveis com carga positiva como o Cálcio e o Potássio, pode diminuir a densidade aparente do solo em solos compactados, aumentar a agregação, arejamento, reduzir a lixiviação, ligar e sequestrar toxinas, e talvez o mais importante, o biochar tem um potencial inigualável na campanha para re-hidratar os solos mais em risco de desertificação.

Mas, estarão realmente todos estes benefícios comprovados?

CONVIDADOS:

MODERADOR:

As biografias estão disponíveis em: https://www.portoprotocol.com/biochar-as-a-climate-mitigation-tool/

Durante a sessão, os participantes poderão colocar questões no chat ou Q&A.

  • Os debates serão disponibilizados posteriormente no canal de youtube e de podcast do Porto Protocol.

Data: Quinta-feira, dia 2 de março de 2023

→ Inscrições ←


Publicado

em

,

por

Etiquetas: