As alterações climáticas estão a alterar rapidamente o vinho tal como o conhecemos e estão a perturbar a cadeia de abastecimento e logística da indústria vitivinícola.
Os líderes empresariais da Indústria Vinícola que estão em fase de adaptação a este novo normal tentam equilibrar a Sustentabilidade Ambiental e a rentabilidade. Parece que para o produtor médio de uva ou adega, os investimentos em energias renováveis, tecnologias de produção avançadas ou materiais alternativos (embalagem, expedição, etc.) podem parecer mais difíceis de justificar quando muitos estão a tentar sobreviver numa economia global precária.
Neste momento, é apropriado aceitarmos a complexidade que a realidade da Ação Climática traz para todos os agentes da Indústria Vinícola, desde Viticultores, Adegas, Importadores, Exportadores, Distribuidores, Retalhistas ao consumidor de vinho. Esta realidade requer um novo paradigma para o negócio do Vinho e o envolvimento de todos os interessados.
Por norma, a indústria vitivinícola concentra os esforços em ações específicas e concretas para adaptar e/ou mitigar a crise climática, acima de tudo na implementação de técnicas alternativas de viticultura, permitindo a plantação de variedades de Vitis Vinifera anteriormente proibidas, revendo as opções de embalagem, reduzindo a utilização de água, e desperdício de energia, etc.
No entanto, muitas destas soluções apenas resolvem os problemas causados pelas Alterações Climáticas a curto prazo. A fim de fazer mudanças significativas que terão um impacto positivo a longo prazo, o gestor da operação deve ter um olhar mais amplo sobre as questões globais da cadeia de abastecimento e logística.