No próximo dia 15 de dezembro terá lugar o evento organizado pelo Núcleo Regional do Norte da APRH, Efluentes vinícolas: o impacto ao nível dos recursos hídricos e exemplos de boas práticas, cujo formato será online, através do Zoom. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, para os associados e no valor de cinco euros para os não associados.
O setor vinícola é um dos setores agroindustriais com maior importância a nível mundial e também em Portugal. Porém, associada à produção de vinho está, inevitavelmente, a geração de efluentes vinícolas (EVs), que são principalmente resultantes de lavagens diversas e de perdas de mosto e vinho, fundamentais para o processo e para a prevenção da deterioração da qualidade do produto final. Esses efluentes apresentam uma elevada carga orgânica e, normalmente, alguns compostos que dificultam a sua degradação biológica, o que, sem um tratamento adequado, podem representar um problema ambiental grave e também um significativo problema operacional na gestão dos sistemas públicos de drenagem e tratamento de águas residuais que recebem, muitas vezes, essas descargas.
Nesse sentido, a presente sessão procurará, por um lado, enquadrar o problema, identificando os potenciais riscos e consequências e, por outro lado, demonstrar exemplos de boas práticas e de estratégias existentes para a redução do impacto dos efluentes vinícolas nos recursos hídricos.