Manter os alimentos e os trabalhadores que trabalham com alimentos seguros é ainda mais complexo durante uma crise de pandemia global e todas as partes interessadas devem contribuir para manter a supervisão de 360 ° de todos os aspectos da cadeia de abastecimento de alimentos. Os trabalhadores da cadeia de abastecimento de alimentos desempenham um papel indispensável na sustentação do movimento de alimentos ao longo da cadeia de abastecimento. Portanto, manter os trabalhadores, as instalações de produção, a infraestrutura de transporte e todas as outras áreas da cadeia de abastecimento em segurança é fundamental para mitigar os impactos desta crise COVID-19 sem precedentes.
Como parte do abrangente programa de resposta e recuperação do COVID-19, a FAO e seus parceiros estão trabalhando para evitar que a pandemia perturbe os sistemas alimentares. Os esforços conjuntos na cadeia de abastecimento alimentar e, mais especificamente, na saúde e segurança dos trabalhadores, ajudarão os países com maior insegurança alimentar a mitigar os impactos socioeconómicos da pandemia e aumentar a resiliência a longo prazo ao facilitar o comércio de alimentos e produtos agrícolas, evitando a sua propagação de qualquer futura pandemia zoonótica e ajudando na transição dos sistemas alimentares em direção à sustentabilidade. O Componente IV do Plano de Resposta Humanitária Global COVID-19 da FAO está apoiando campanhas de conscientização e sensibilização entre os trabalhadores do setor de alimentos em todos os níveis.
Neste contexto, este webinar, como parte de uma série sobre ‘Comunicação de Risco e Envolvimento da Comunidade (RCCE) para prevenção COVID-19 ao longo da cadeia de abastecimento alimentar’, reúne uma série de diversos parceiros e especialistas para discutir questões em torno da saúde ocupacional e riscos de segurança ao longo da cadeia de abastecimento alimentar. A discussão se concentrará nas diretrizes recentes, bem como nos aprendizados com a experiência nos países com maior insegurança alimentar.