WEBINAR “Liderança Criativa”

Neste webinar, vamos conhecer melhor o projeto “Mértola- laboratório de Futuro”. Mértola, uma vila histórica de profunda riqueza cultural e ambiental, está no centro deste movimento inovador, cujo compromisso com a liderança criativa tem transformado a região e que surge como uma plataforma que integra criatividade, inovação e sustentabilidade para enfrentar os desafios contemporâneos de desenvolvimento rural.

Esta iniciativa pioneira promove a colaboração entre diversos setores, buscando soluções sustentáveis para garantir um futuro mais inclusivo e resiliente para a comunidade de Mértola. Através da promoção de tecnologias emergentes, como a economia circular, inova- ção social e práticas ecológicas, este Laboratório fortalece o potencial do território, apostando em novas abordagens para a economia local, turismo, e agricultura, sendo a liderança criativa fundamental na definição das prioridades de inovação e desenvolvimento.

Este será o tema do 8º webinar do Projeto INCOMUN – INovação e COnhecimento no MUNdo rural – e decorre terça feira, dia 15 de outubro, a partir das 9h30 aqui

 

Sobre as oradoras:

 Rosinda Pimenta

Licenciada em sociologia, trabalhou durante muitos anos na área do desenvolvimento social em vários municípios de norte a sul de Portugal. Em 2007 começou a trabalhar em Mértola na coordenação da empresa municipal de turismo Merturis. Em 2017 inicia funções como vereadora da Câmara Municipal de Mértola com os pelouros da Cultura, Património, Desporto, Educação, Economia Local e Turismo.

 Lívia Tirone

É co-responsável da Cooperativa “Chamar o Futuro”, cooperativa sem fins lucrativos que realiza programas de liderança e co-liderança desde 2015. Com Mértola, tem apoiado o processo colaborativo e de co-criação de “Mértola, Laboratório de Futuro”. Durante 25 como arquiteta, co-criou edifícios que se tornaram a referência de construção sustentável para a região do clima mediterrânico, provando que o meio edificado pode contribuir consideravelmente para a regeneração do planeta. Este trabalho resultou em diversos contributos para políticas Europeias na área da sustentabilidade urbana. Fundou e geriu a Lisboa E-Nova Agência de Energia e Ambiente de Lisboa (durante 5 anos). É formada na Westminster University em Londres.

 

O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: