Em 2022 o MED às 4as chega com um novo formato de Mesas Redondas, que será intercalado com o já antigo formato de apresentações com orador convidado.
Neste novo formato, em cada sessão será debatido um tema atual e fraturante dentro dos temas de investigação do MED.
A discussão será centrada num conjunto de investigadores pró-ativos que trabalham ou têm interesse na temática da sessão. Neste espaço poderão partilhar ideias, falar da sua investigação, discutir abertamente e construir novas parcerias e projetos. Os participantes terão igualmente oportunidade de intervir e contribuir para a discussão.
No próximo dia 2 de fevereiro, pelas 14h, será realizado o primeiro encontro neste formato, com o tema “Food for the future“, em que se discutirá a produção alimentar e os produtos emergentes no Mediterrâneo face às alterações climáticas, as tecnologias de produção, a sua sustentabilidade económica e ambiental.
Nos últimos anos, a agricultura na zona do Mediterrâneo tem assistido a um crescente investimento na produção alimentar (olival intensivo, pomares de amendoeiras e abacateiros), impulsionado pela crescente disponibilidade de água das albufeiras e canais que fornecem as condições necessárias para tais plantações.
No entanto, na emergência das mudanças climáticas, à medida que a água se torna mais escassa e as condições mais severas, serão as práticas atuais economicamente sustentáveis a longo prazo? Quais as tecnologias de produção que podem ser exploradas para compensar a escassez de água? Quais serão os próximos produtos emergentes que garantem alta rentabilidade, respeitando a sustentabilidade ambiental? Estas e outras perguntas serão o mote para esta discussão. Se estes temas têm o seu interesse, não deixe de participar!
Investigadores principais desta sessão:
- Teresa Pinto Correia (Diretora do MED, Geógrafa, Professora do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento na Universidade de Évora)
- Gottlieb Basch (Coordenador do Grupo de Investigação do MED “Solo, Água e Clima”, Engenheiro Agrónomo, Professor do Departamento de Fitotecnia, na Universidade de Évora)
- Maria João Lança (Coordenadora do Grupo de Investigação do MED “Ciência e Tecnologia dos Alimentos”, Bióloga, Professora no Departamento de Zootecnia na UÉvora)
- António Bento Dias (Coordenador da Linha Temática do MED “Olival e Azeite”, Engenheiro Zootécnico, Professor do Departamento de Engenharia Rural da UÉvora);
- Elsa Lamy (Investigadora no Grupo de Investigação do MED “Biociência Animal”, Engenheira Zootécnica, Representante da Rede das Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica (RIESDM) na Universidade de Évora);
- Jose Herrera (Coordenador do Grupo de Investigação “Biodiversidade e Alterações Climáticas”, Biólogo)