Decorre na sede do IPMA, em Lisboa, durante a próxima semana, o 3º Workshop “Operational Climate Prediction” (OCP-3) da Organização Meteorológica Mundial (OMM/WMO), entre os dias 20 e 22 de setembro. Nos dias 19 e 23 terão lugar as reuniões das Equipas de Peritos (ET-OCPS e ET-CSISO) da OMM.
Neste evento organizado pela OMM, com o apoio e participação do IPMA, serão abordados e discutidos os seguintes temas:
- estado da arte da previsão climática;
- produtos e serviços nas diferentes escalas espácio-temporais;
- resposta às necessidades e interação com os utilizadores;
- disseminação e comunicação;
- desafios e futuros desenvolvimentos.
Estarão presentes mais de 80 peritos e investigadores, provenientes dos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais (SMHN), dos Centros Globais de Previsão operacional da OMM (WMO-GPCs), das universidades e centros de investigação de todo o mundo (cobrindo as seis regiões da OMM).
A previsão de longo prazo é uma das áreas fundamentais para os serviços de clima, ajudando as pessoas, empresas e decisores na mitigação dos riscos, na redução de perdas e no desenvolvimento de oportunidades de negócio nos vários setores de atividade. A nível global um dos grandes contributos está relacionado com a redução do risco de catástrofe e ação antecipatória, permitindo prever com alguns meses de antecedência os possíveis impactos em várias regiões do mundo. Isto é relevante, por exemplo, para planear e desencadear ajuda humanitária nas regiões que potencialmente sofrerão impactos da seca ou de chuvas anormalmente abundantes.
O Presidente do IPMA, Miguel Miranda, conduzirá a sessão de abertura.