João Adrião

Zero com zero, dá zero – João Adrião

O uso do fogo acompanha a história do Homem. Enquanto ferramenta do mundo rural, é usado há milénios. É até um dos segredos da nossa grande biodiversidade.

(Teoria dos jogos)

Biotrituradores para acabar com queimas e queimadas? A proposta é da Associação Ambientalista ZERO. Que de conhecimento da realidade rural ou envolvimento, soma zeros. Noves fora? Nada…

Com menos de 1% das Ignições a responder por mais de 90% da área ardida, dos custos e dos danos, a generalidade do ambientalismo — e das forças políticas, e da sociedade como um todo — insiste em focar-se na incidência, e não na propagação.

Têm as queimas e queimadas a dimensão que se quer transmitir?

Não têm. As queimas e queimadas respondem por 10% do total da área ardida, 4% dos quais no período crítico, sendo que as queimas ficam abaixo de 0,5% (ICNF, 2001-2017).

Trocado por miúdos: não há correspondência entre números de ignições e hectares ardido; a maioria dão-se fora do período crítico e não está envolvida na maioria dos custos e dos danos; sendo que as queimas, sobre as quais esta proposta maioritariamente incidiria, apresentam mesmo valores residuais. Vamos gastar milhões a troco de 0,5% do problema?

Assim, dividir os danos e custos por um terço das Ignições, não é um “exercício simples”, é uma simples fraude.


por

Etiquetas: