Fundo PME e a importância de internacionalizar a sua marca – Luis Caixinhas

Candidaturas ao Fundo PME 2023 terminam a 8 de dezembro, mas, a verba disponível (25 milhões) é limitada. Alerta-se que, em 2022, as candidaturas para o registo de marcas fecharam antes da data.

OFundo PME iniciou em 2021 e tem como objetivo incentivar as PME (micro, pequenas e médias empresas) a requerem pedidos de patente, registo de marca e registo de desenho ou modelo (proteção do design), em Portugal, na UE e em outras regiões. Trata-se de uma oportunidade para as PME nacionais protegerem os seus direitos de Propriedade intelectual, sendo este um dos fatores determinantes para o sucesso económico de um negócio.

Em 2022, segundo ano de funcionamento, registaram-se 22.479 candidaturas ao Fundo PME, apresentadas pelos 27 Estados-membros da UE. Um número que representa quase o dobro das candidaturas em 2021. Espanha destacou-se como o país com maior número de candidaturas em 2022, seguida da Polónia, Itália, França e Alemanha. Segundo dados do INPI, Portugal posicionou-se na 6.ª posição e na 10.º posição, em 2021 e 2022, respetivamente, face aos 27 Estados-membros da UE.

A avaliar pelos anos anteriores, será quase uma certeza que o Fundo PME 2023 também se irá pautar pela rapidez e eficiência a que já nos vem habituando. As candidaturas ao Fundo PME 2023 terminam em 8 de dezembro […]

Continue a ler este artigo em ECO.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: